segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bobeira boa é bobagem...

Nesta terça-feira começa mais uma edição do Big Brother Brasil. Há mais de um mês já podíamos assistir às chamadas da atração na TV Globo. Existem aqueles que dizem que mal podem esperar janeiro chegar para começarem a espionar os participantes do reality show.


Não é minha pretensão aqui discutir a qualidade do conteúdo ou mesmo a postura de quem se dedica a acompanhar o cotidiano de pessoas até então anônimas e que viram verdadeiras celebridades, mesmo que momentâneas. A idéia é provocar a reflexão sobre como, não só o brasileiro, mas também pessoas de muitas outras nações, cada vez mais buscam saber mais sobre a intimidade do outro.


Essa invasão da privacidade permitida já se tornou um hábito irresistível para milhões de pessoas no mundo todo. Artistas, celebridades contam as suas vidas em blogs, fotologs etc. Exibem páginas na internet do nascimento de seus filhos ou simplesmente de uma ida ao shopping em um dia de folga. Saber qual é o novo "afair" de Carol Castro ou ver fotos do presidente da França de férias com a esposa no Brasil, passaram a ser uma necessidade? Ou simplesmente uma questão de facilidade de acesso às informações que pouco acrescentam em nossas vidas?


O entretenimento, a diversão também fazem parte da função da mídia. Hoje a rapidez com que se fica sabendo dos fatos e a capacidade que os veículos de comunicação têm em mostrar e comprovar o que estão dizendo, servem para "aguçar" ainda mais os curiosos.


O que acontece na TV ou na intimidade do outro passa a interessar aqueles que nada têm a ver com o fato em si, mas que transformam esse outro em alguém próximo, na medida em que acompanham suas vidas, seus costumes. Portanto, ver o primeiro dia do BBB hoje significa, muitas vezes, não ficar de fora amanhã de manhã das rodinhas de bate papo por aí. Pensem nisso...



Taís Alves

Nenhum comentário: