terça-feira, 7 de abril de 2009

DIA DO JORNALISTA

Parabéns! Dia 07 de abril é o nosso dia e aniversário da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Fundada no Rio de Janeiro (RJ), em 1908, devido à sua importância na vida da categoria e da vida nacional, o dia de sua fundação foi definido como o Dia Nacional do Jornalista.


Com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão. Novos marcos vieram com os avanços na regulamentação da profissão, com as primeiras leis e decretos nas décadas de 1930 e 1940 e, finalmente, com o Decreto 972, de 1969, que estabeleceu a necessidade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo na maioria das funções jornalísticas, que hoje encontra-se sob ameaça e em debate na justiça brasileira.


Os avanços conseguidos posteriormente, também foram fundamentais. Entre eles, a criação dos Sindicatos (o de São Paulo surgiu no dia 15 de abril de 1937), a criação da FENAJ em 1946 e a conquista do piso salarial, resultado da greve vitoriosa de 1961. Agora, em 2009, temos novos e importantes desafios: a derrubada da atual Lei de Imprensa e a manutenção da nossa regulamentação profissional.


Nossa luta em defesa da profissão e da nossa dignidade profissional continua.
Lute e defenda-se!


Pela Democratização da Comunicação no Brasil. Além de campeões em desigualdade social no planeta, somos também um dos campeões em concentração da propriedade dos veículos de comunicação.


Site: O jornalista.com

Nenhum comentário: