quinta-feira, 7 de abril de 2011

Irracional...massacre em escola do Rio de Janeiro

Na minha época de estudante os dois lugares mais seguros que a gente tinha para ficar eram a nossa casa e a escola. Os pais tinham orgulho de dizer que seus filhos estavam tranquilos, aprendendo a ser alguém na vida.


Loucura? Sentimento de revolta para com alguém da escola? Influência de outros casos semelhantes ocorridos recentemente nos Estados Unidos? Não dá pra saber os motivos que levaram o jovem de 23 anos a matar 10 crianças numa fúria inexplicável. Aliás, o que menos importa agora é tentar explicar o ocorrido.


Ouvir das autoridades que o fato é isolado e que é único em escolas brasileiras também não. Tentar justificar a falta de segurança das escolas com a afirmação de que isso não podia ser esperado... também não. Outros casos de violência em escolas brasileiras acontecem todos os dias. Professores "apanham" de alunos e ex-alunos. Diretoras são apedrejadas.


A verdade é muito mais complexa do que dizer que se trata de um fato isolado. Cada vez mais nos damos conta de que estamos completamente vulneráveis. Temos a sensação de que a qualquer momento algo de muito ruim pode acontecer. E, infelizmente, acontece.


A impressão que tenho é que as pessoas andam furiosas demais. E contra todos e contra tudo. "Brincam" de matar. A violência a qualquer preço e às vezes até por nada mesmo, ou pelo simples fato de praticá-la, nos causa pânico. E ela está cada vez mais próxima. A identificação é imediata. A ideia é que as regras da boa convivência podem a qualquer momento ser quebradas. Cada um por si e Deus por todos.

Pessoas insanas, situações inacreditáveis nas escolas, no trânsito, nos ambientes de trabalho...Dá pra respirar antes? Contar pelo menos até três?

Nenhum comentário: