terça-feira, 14 de junho de 2011

Núcleo de Design em Estudos da Madeira é fundado em Ubá

O Núcleo de Design em Estudos da Madeira (NUMA / Ubá) foi criado com o objetivo de aplicar a expertise do corpo docente da UEMG – Campus Ubá na elaboração de propostas de projetos de pesquisa e de extensão direcionados à área de produtos madeireiros, alinhados ao setor do mobiliário, edificações e de ambiente, além de proporcionar aos alunos convivência acadêmica que estimule o convívio social e ambiental.


O corpo docente envolve os seguintes professores: Kátia Andréa Carvalhaes Pego (coordenadora);Eduardo José Wilke Alves; Lúcio Carlos Magalhães Teixeira; Patrícia Santos Delgado; Marco Túlio Ferreira Monteiro; Mariana de Oliveira Patrício Batalha; Renan Kilesse; Yrurá Garcia Junior; Sandro Ferreira de Souza; Taís de Souza Alves; Gislaine Marangon.


As linhas de pesquisa do NUMA / Ubá envolvem: Ecodesign; Conformidade; Estudos de Materiais;Metrologia; Ergonomia; Metaprojeto; Metodologia em design.
Apesar de suas atividades terem sido iniciadas em Abril de 2011, dois projetos de pesquisa já estão em andamento, quais sejam: “Aplicação do ecodesign no polo moveleiro de Ubá” e “Inserção do design em todas as áreas administrativas e de planejamento das empresas: Processo de desenvolvimento de produtos”, ambos
agraciados pelo Edital 06/2010 – PIBIC / UEMG / FAPEMIG. Outros projetos estão sendo elaborados por vários professores para participação de novos editais.


A coordenadora do NUMA, Kátia Pego, declarou que “o objetivo do Núcleo é contribuir com o crescimento sustentável da comunidade acadêmica, profissional e da região de Ubá / MG.”


Fonte: Informativo UEMG Ubá

Nenhum comentário: