segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Domingo na Praça São Januário

Há muito tempo não via a Praça São Januário tão movimentada quanto ontem à noite, dia 11 de dezembro.

O ubaense foi presenteado neste final de domingo com a apresentação da banda da Polícia Militar. O Projeto Aquarela na Praça conseguiu reunir ubaenses de todas as idades e classes sociais. O presépio em tamanho natural, montado na Praça, também virou atração nesses dias que antecedem ao Natal.

Ao frequentar o jardim neste dia fiz uma viagem ao passado, à minha infância. Lembrei-me de quando andava de trenzinho após a missa das nove, na Igreja Matriz. Antes disso, comia pipoca com queijinho do senhor Laécio. Essa cheirava longe, quase não podia esperar a missa terminar.

Depois veio a catequese no salão paroquial e os intervalos na Praça. Em seguida, foram sete anos estudando no Colégio Sagrado Coração de Maria. Após as aulas sempre havia uma parada obrigatória no Jardim, como chamávamos a Praça São Januário.

Poucos anos depois, vieram as paqueras. Lá sempre foi o ponto de encontro dos jovens. Os bancos da Praça já abrigaram e sabem de muitos segredos de colegas da época.

Perto dali também ocorriam os desfiles de 7 de setembro. O palanque onde ficavam as autoridades era montado em frente à Igreja.

O Festival de Teatro, a Festa da Manga, as ações beneficentes também acontecem ou já ocorreram ali.

Porém, também já pude, infelizmente, presenciar ali, ações de violência, brigas de gangue e furtos. Fiz algumas reportagens nesse sentido enquanto trabalhava na mídia local.

E é por isso que fiquei tão feliz ontem em ver a Praça São Januário tão animada. Idosos, crianças, famílias inteiras estavam lá. A polícia também. Havia viaturas nos quatro cantos do local.

Tive a impressão de ter voltado no tempo. Sonho em ver a Praça Guido na mesma situação. E poder escrever sobre tudo o que acontece lá também.

Um comentário:

J. BRUNO disse...

Taís, também tenho inúmeras recordações relacionadas ao "jardim". afinal qual de nós ubaenses não as temos... Ver o sucesso do projeto "Aquarela na Praça" renova a minha esperança de que Ubá ainda possa ter um jeito, principalmente na área cultural que sempre capengou... Excelente post! Abração!!!