quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reações humanas

Nos últimos anos tenho lido bastante sobre inteligência emocional, principalmente para tentar entender um pouco melhor o ser humano. Às vezes nos deparamos com situações inesperadas em que a atitude do outro nos surpreende negativamente. E nos damos conta de que o quociente emocional de cada um deveria vir escrito na testa. Vocês concordam com isso? O índice viria como se fosse um manual de como lidar com aquele indivíduo nos períodos críticos, em que o mau humor estivesse lá nas alturas.

Poderia ser assim: "não fale nada comigo hoje, porque estou com a macaca". Ou:"se você não vai me elogiar, cale a boca, eu não sei ouvir críticas". Isso facilitaria a convivência com muita gente. Brincadeiras à parte, o mais simples seria que as pessoas tomassem consciência de que viver em sociedade é maravilhoso e que ninguém consegue ser feliz isoladamente ou "atacando" verbalmente quem não concorda com a opinião do outro.

Além disso, algumas pessoas poderiam acordar de manhã e perceber que o mundo não gira em torno delas. E que, ao chegar ao trabalho, ou ao acessar uma mídia social, por exemplo, tivesse a noção de que todos têm problemas e que os seus não são mais importantes que os de ninguém.

Percebo que as pessoas andam impacientes, querem respostas imediatas e acreditam que os outros estão à disposição deles, na hora em que precisam. Isso seria o máximo, mas não é a realidade.

O mais difícil de engolir é quando não há consciência de seus próprios erros e alguns indivíduos precisam achar um culpado para suas derrotas.Fica mais fácil culpar o outro, mesmo que lá no fundo, saibamos que a nossa parte não foi realizada do jeitinho que precisava.

Não existe nenhuma fórmula mirabolante para melhorar a convivência em sociedade. Basta sabermos os nossos limites e termos noção de nossos deveres também. Hoje o que vejo é que as pessoas só querem os direitos e se esquecem de suas obrigações. Vocês também sentem isso?

Nenhum comentário: