quinta-feira, 5 de julho de 2012

Semiótica em tudo?

Nos últimos dias tenho lido bastante sobre o processo comunicacional conseguido com a ajuda de imagens. Na fotografia, no cinema e agora na TV digital, muitas são as informações transmitidas através delas.

A publicidade descobriu que "uma imagem vale mais do que mil palavras" há muitos anos. Apenas um símbolo, uma logomarca ou apenas um lugar já nos remetem a um contexto totalmente diferente de nosso ambiente cotidiano. Muitas vezes nos fazem viajar na imaginação, relembrando momentos da infância ou até mesmo pensando sobre como seria uma situação até então não vivida.

É por isso que a Semiótica nos fascina tanto. Ela é a ciência que dá conta ou "pelo menos tenta" interpretar as formas de linguagem. Trata-se de uma função audaciosa a que alguns estudiosos se propuseram no passado e continuam tentando, pois a cada dia surgem novas possibilidades de comunicação, novos códigos e até outras mídias. Há ainda muitos desafios a serem vencidos pela Semiótica e temos alguns grandes nomes, como Lúcia Santaella, autora de vários livros da área, para nos ajudar.

Nenhum comentário: