terça-feira, 29 de setembro de 2015

O homem e sua eterna busca pela felicidade - Pensamentos semióticos sobre o filme “Her”, Ela

Ontem em uma de minhas turmas de semiótica passei o filme “Her” (Ela) para a turma. É a segunda vez que trabalho com essa obra em sala e a experiência foi novamente maravilhosa!

As discussões sobre o homem pós-moderno, suas angústias, seus anseios, desafios são assuntos abordados no filme. A relação do homem com a máquina e a tentativa desesperada pela busca do amor, da satisfação pessoal aparecem como algo a ser perseguido. Mas o que seria a pessoa ideal para um relacionamento amoroso?

Em “Ela”, a discussão perpassa por uma tentativa idealizada de alcançar o amor perfeito. Mas essa tentativa se frustra a partir do momento em que o personagem aposta tudo em um relacionamento com algo ou alguém que só existe na mente dele, ou no que ele projetou como sendo a mulher ideal. A semiose se dá no momento em que ele cria o signo do sistema operacional e dá novos significados a alguns já existentes.

Porém, o ser humano, como mostrado na obra de ficção, só tem a noção de que até as máquinas são imperfeitas no momento em que se vê “abandonado” por sua criação (o sistema operacional Samantha).

O homem descobre que a busca incessante pela felicidade muitas vezes é frustrada porque ele quer o impossível, o improvável. Não se pode juntar tudo aquilo que projetamos como sendo qualidades em uma única pessoa. As pessoas possuem defeitos, falham, têm opiniões diferentes. E é isso que as fazem seres humanos.

Há muitos “sistemas operacionais” perambulando por aí, pessoas que que criam verdades, manipulam outras e essas passam a acreditar que algumas afirmações são verdadeiras porque a forma como são passadas é muito pensada, trabalhada para que se tornem incontestáveis. É assim no mundo da política, em muitos discursos religiosos e em outros setores da vida em sociedade.

Vale a reflexão para que possamos ver o que estamos fazendo com as nossas vidas, com o nosso tempo e com as verdades que estamos tomando para nós.

Sinopse: Dirigido por Spike Jonze e protagonizado por Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson, a obra estreou em 2014 e conta a história de um escritor de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um homem complexo trabalha escrevendo cartas pessoais para outras pessoas. Ele termina seu casamento e cria um sistema operacional chamado “Samantha”, uma voz feminina. A amizade entre os dois se transforma em romance.

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Spike Jonze Título Original: Her Gênero: Drama, Romance Duração: 2h 06min Ano de lançamento: 2014 Classificação etária: 14 Anos

Nenhum comentário: