quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Brasileiro no exterior

Por que o brasileiro tem sido tão maltratado em diversos países do mundo? Não são poucos os casos a que assistimos na mídia recentemente envolvendo brasileiros que foram surpreendidos por não poderem entrar em um país. Outros sofrerem constrangimentos com autoridades estrangeiras, são revistados bruscamente e tratados como "marginais".


O que está acontecendo com as boas relações internacionais do Brasil? Um dos países que mais recebe, e bem, turistas do mundo todo e é "quintal" para tantas badernas de pessoas que ainda acham que moramos na selva. Por outro lado,sabemos reconhecer e respeitar milhares de outras pessoas que nos visitam para conhecer as maravilhas naturais ou mesmo gerar negócios e parcerias.


A popularidade do brasileiro parece não estar sendo tão bem vista lá fora. Nesta semana uma brasileira, grávida de gêmeos, sofreu várias formas de tortura ao ser atacada por um grupo de homens, ao sair de uma estação de trem em Zurique, na Suíça. Os agressores a agrediram com pontapés e riscaram seu corpo com estiletes.


Talvez seja o momento de as autoridades brasileiras atuarem mais firmemente no sentido de exigir respostas, explicações das autoridades estrangeiras. O clima de irmandade, de país amistoso, só vale quando temos o reconhecimento e o retorno para com os nossos compatriotas.

Nenhum comentário: